quinta-feira, 3 de maio de 2012

Filosofia Moderna

Tradicionalmente a filosofia moderna teve inicio no século XVII, na Europa, com personagens como Galileu, Descartes, Bacon e Hobbs dentre outros. Devido a discrepância entre as eras vividas ente estes atores é considerado o inicio da filosofia moderna o Século de Ferro, que compreende o período entre os anos de 1550 a 1660, que faz referência as grandes transformações sociais, políticas e econômica que feio junto com o capitalismo.
            As idéias e concepções dos primeiros filósofos da era moderna deram origem a grandes filósofos, cujas idéias estão presentes até os dias de hoje. Um destes pensadores é René Descarte, suas idéias deram origem ao que chamamos de Racionalismo, mas o que é Racionalismo? Como o próprio nome sugere trata-se de uma corrente filosófica que tona o raciocínio, seja a operação mental, discussão ou a lógica como a base de suas idéias, usando varias proposições a fim de obter as conclusões, ou seja, analisa as possibilidades, verdadeira, falsas ou duvidosas para concluir seu raciocínio. O Racionalismo em procurar, estabelecer e propor caminhos para alcançar determinados fins. Tais fins são postulados em nome do interesse coletivo, base do próprio liberalismo e que se torna assim, a base também do racionalismo. “O racionalismo, por sua vez, fica à base do planejamento da organização econômica e espacial da reprodução social. Racionalismo em procurar, estabelecer e propor caminhos para alcançar determinados fins. Tais fins são postulados em nome do interesse coletivo, base do próprio liberalismo e que se torna assim, a base também do racionalismo. O racionalismo, por sua vez, fica à base do planejamento da organização econômica e espacial da reprodução social”.
            O termo criticismo é o que o nome sugere: crítica. O criticismo tem como base negar a verdade de todo o conhecimento que não foi previamente submetido a críticas e em alguns casos se aproxima do ceticismo, ou seja, duvidar de tudo que não foi posto em análise. A filosofia kantiana sugere a investigação de categorias ou formas a priori do entendimento. Seu consiste em chegar a determinar o que o entendimento e a razão podem conhecer, encontrando-se livres de toda experiência.

fonte:

Um comentário: