quinta-feira, 17 de maio de 2012

Filosofia da educação

                Segundo a Wikipédia a filosofia da educação nada mais é do que um ramo do pensamento filosófico que se dedica a refletir sobre os fenômenos educativos, das análises dos sistemas educativos, sistematização dos métodos didáticos e tudo mais que envolva a pedagogia/educação. Podemos dizer que a filosofia da educação traça um paralelo entre as relações dos fenômenos educativos e o funcionamento da sociedade.
                Segundo atividades desenvolvidas anteriormente percebemos que um dos propósitos da filosofia é justamente a busca da verdade (se é verdadeira esta verdade não vem ao caso aqui). A filosofia leva ao homem a pensar sobre o mundo em sua volta e atualmente nosso universo é a escola, estamos nos preparando para sermos professores, e devemos tentar ser melhor que nossos mestres. Isto não é pretensão é necessidade, nossa sociedade depende de nosso sucesso e nosso fracasso é a derrota de toda uma geração.
                Percebemos hoje muitos problemas ligados a educação, moral, éticos, comportamentais, didáticos dentre vários outros e incluir a filosofia na educação é fundamental para qualquer profissional que queira contribuir de forma significativa para a sociedade. A filosofia da educação conduz o professor a refletir de forma crítica e assim buscar soluções inteligentes. Queremos dizer com isto que a filosofia não é a solução de todos os problemas associados à pedagogia e sim uma ferramenta que deve ser bem usada na solução de problemas e na construção do saber.
                Um dos propósitos da educação é tornar o homem um ser melhor, por isto é necessário refletir sobre o homem e sobre o saber, levando o educando a conhecer a si mesmo e o que este pode ser e fazer. Por causa disto a filosofia não dever ser puramente teoria é fundamental que haja a prática. Não basta o educando torna-se homem, mas sim tornar o homem que sua família precisa, sua comunidade espera e seu país almeja, ou seja, alguém que seja e faça a diferença.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário