sábado, 21 de abril de 2012

O MITO

                O mito surge da idéias ou concepções de povos, sejam eles isolados ou não, sobre algo que não se compreende ou medos coletivos como ocorre, por exemplo, nas lendas urbanas. O mito tenta explicar a realidade, embora de forma distorcida e muitas vezes maldosas, fatos reais a qual se sabe muito pouco da verdade e os detalhes são preenchidos ao gosto do freguês.
                O mito é transmitido oralmente, ou seja, sempre um passa para o outro, e o que recebe geralmente aumentando um conto. E o interessante é que muitos ouvintes toma o que ouviu como verdade, seja por ignorância ou respeito pelo narrador e por isto o mito dificilmente morre. O temor que existe no coração das pessoas é explicado através destes mitos.
                O mito expressou na antiguidade, através de seu poder criativo, como as coisas, pessoas e sentimentos passaram a existir, deuses todos-poderosos criaram o mundo, cuidavam do mar e do céu, guardavam segredos e castigavam as pessoas com ou sem razão (mitologia grega), ou seja, a criatividade expressada através do mito é algo surpreendente.
                O mito não resume somente em seres poderosos, na verdade pode estar ligada a qualquer coisa, como exemplo a lenda do lobisomem, da manga com leite ou do Papai Noel (este é um mito infantil na qual muitas crianças acreditam), mas o que todas elas possuem em comum é o fato de tentar explicar algo que as pessoas não compreendem e assim passa a ser verdade.
                Como exemplo, podemos citar a boneca da Xuxa. Esta lenda surgiu quando um jornal divulgou que uma menina havia ganhado uma boneca da Xuxa e a mãe só permitiu que ela abrisse no dia seguinte, data de seu aniversário. Na manhã seguinte, a mãe começou a gritar e chorar ao ver sua filha morta na cama com a boneca no colo e uma faca sobre seu cadáver. Várias lendas giram em torno do nome e da pessoa "Xuxa". Algumas pessoas dizem que o nome artístico dela vem de oXUm e oXAlá. Outras que também foram muito comentadas eram de que algumas músicas de seus discos rodadas ao contrário diziam palavras demoníacas e envocavam o demônio, tais como a música Tindolê. Essa eu posso afirmar que existe. Disco lançado em 89/90 rodado ao contrário em algumas partes da música diz as palavras: "Geneuno Satanás 90", quem tiver o disco Xuxa 4 pode confirmar. Se isto é coincidências, prefiro dizer que são lendas e que fatos em torno delas podem virar realidades.

4 comentários:

  1. O mito expressa o mundo e a realidade humana, mas cuja essência é efetivamente uma representação coletiva, que chegou até nós através de várias gerações. E, na medida que pretende explicar o mundo e o homem, isto é, a complexidade do real, o mito não pode ser lógico: ao revés, é ilógico e irracional.

    ResponderExcluir