Quando paramos para pensar sobre filosofia e filosofia de vida, sim encontramos diferenças significativas, mas não podemos esquecer que elas possuem a mesma origem, embora possuam fundamentos diferenciados. Vamos iniciar nossa abordagem definido cada termo.
Segundo o dicionário (wikipedia) filosofia significa “amor a sabedoria”. Ela estuda os problemas relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade e os valores morais e estéticos, além da mente e da linguagem. A filosofia tenta se manter a parte de questões que envolvam religião, mitologia e crenças por se embasar em argumentos racionais. A filosofia utiliza como metodologia de atuação a argumentação lógica, além de análise conceitual e a experiências de pensamento de outros pensadores/filósofos.
A filosofia da vida baseia-se em experiências pessoais e crenças populares que se construiu e/ou destruiu ao longo do tempo, é aqui que nascem os mitos, religiões (algumas absurdas) e crenças populares. Geralmente está envolvida com os anseios e vontade de cada povo a fim de conforta ou responder o que não possuem respostas.
Tanto a filosofia quanto a filosofia de vida nasce da concepção a qual o homem tem do mundo e nenhuma delas recorre de pesquisas científicas, ou seja, elas recorrem a procedimentos empíricos em suas formulações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário